Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

EUA atacaram aldeia síria

Os Estados Unidos da América confirmaram esta segunda-feira que o ataque perpetrado ontem contra uma aldeia síria foi realizado pelo Exército norte-americano, considerando ter sido um “sucesso” na luta contra os combatentes estrangeiros que operam no Iraque.
27 de Outubro de 2008 às 16:48

“Estamos a tomar as coisas nas nossas próprias mãos”, afirmou fonte militar à agência noticiosa Associated Press, que solicitou o anonimato devido à sensibilidade das operações militares transfronteiriças.

Segundo as autoridades norte-americanas, as suas forças especiais atacaram uma rede da al-Qaeda que ajudava combatentes estrangeiros a entrarem no Iraque através de território sirío. Uma informação confirmada pelo Iraque, que explicou que a operação visou rebeldes que usavam a Síria como “base de retaguarda”.

A Liga Árabe já veio a público condenar o ataque, afirmando “que esta violação não ajuda a estabilidade na região e abre caminho a novas tensões”. Uma posição partilhada pela Rússia, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros a criticar duramente a acção militar no território sírio.

 

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)