Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

EUA: Blackwater em programa secreto

Sob a administração Bush, a CIA (agência de inteligência norte-americana) contratou a empresa de segurança privada Blackwater, que acabou por ser vetada no Iraque devido à brutalidade usada pelos seus agentes, para participar num programa secreto para capturar e assassinar os líderes da organização terrorista al-Qaeda.
20 de Agosto de 2009 às 10:29
Massacre no Iraque
Massacre no Iraque FOTO: d.r.

A revelação foi feita pelo jornal ‘The New York Times’, sendo que o programa secreto da CIA foi divulgado à opinião pública no passado mês de Julho, gerando grande polémica atendendo a que a administração do presidente  George W. Bush escondeu a sua existência ao Congresso. Ao tomar conhecimento do envolvimento da Blackwater no programa, o director da CIA, Leon Panetta, decidiu cancelá-lo por considerar que poderia ser ilegal.

De acordo com fontes anónimas da CIA citadas pelo jornal, no âmbito do programa para capturar e assassinar os líderes da al-Qaeda, a Blackwater ajudou a agência de espionagem em várias tarefas, nomeadamente de planificação, treino e vigilância.

Não ficou, entretanto, claro se a CIA pretendia utilizar elementos da Blackwater para capturar e assassinar os líderes da organização terrorista, ou se estes eram usados apenas para treinar os agentes da agência que levariam a cabo essas missões.

O ‘The New York Times’ assinala que se os agentes da empresa privada de segurança tivessem participado directamente nas operações em questão, os EUA poderiam ter enfrentado enormes riscos do ponto de vista legal e diplomático.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)