Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

EUA dão 43 mil euros para parceria universitária com Cabo Verde

Projeto vai trabalhar a pesquisa, educação, inovação e envolvimento da comunidade. 
Lusa 7 de Abril de 2021 às 22:12
Auditório de universidade
Auditório de universidade FOTO: Getty Images
A Embaixada dos Estados Unidos na cidade da Praia anunciou esta quarta-feira um financiamento de 43 mil euros para a Universidade Estadual de Pensilvânia (Penn State), que vai desenvolver atividades em parceria com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). 

Segundo a instituição diplomática, o financiamento de 51 mil dólares (43 mil euros) foi atribuído no âmbito do projeto de parceria universitária, que nos próximos 12 meses vai trabalhar a pesquisa, educação, inovação e envolvimento da comunidade. 

O foco inicial vai ser a pesca sustentável, riscos naturais e envolvimento da comunidade e uma possível troca de pessoal, informou ainda a embaixada norte-americana em nota de imprensa.

De acordo com a embaixada, a Penn State e Uni-CV irão reforçar o memorando de entendimento existente por meio dos docentes, estudantes e intercâmbios administrativos. 

O objetivo é promover a investigação, ensino, inovação e envolvimento da comunidade em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), enfatizando as áreas da saúde, educação, inovação, consumo responsável e ação climática. 

O projeto tem, entre outros objetivos, melhorar a capacidade de previsão e observação do tempo, auxiliar no desenvolvimento de sistemas de computação de baixo custo para previsão de ciclones tropicais para pesquisa e operações.

Também pretende promover o envolvimento com a comunidade pesqueira para desenvolver um aplicativo que pode ser usado para condições ambientais em tempo real com a possibilidade de conectar os pescadores aos mercados consumidores.

"O beneficiário trabalhará com seus colegas em Gana e na África do Sul para explorar os aplicativos de telemóvel para pescadores", referiu a embaixada, indicando ainda que o programa visa ainda intercâmbio entre estudantes das duas universidades.  

Ver comentários