Segundo a instituição diplomática, o financiamento de 51 mil dólares (43 mil euros) foi atribuído no âmbito do projeto de parceria universitária, que nos próximos 12 meses vai trabalhar a pesquisa, educação, inovação e envolvimento da comunidade.
O foco inicial vai ser a pesca sustentável, riscos naturais e envolvimento da comunidade e uma possível troca de pessoal, informou ainda a embaixada norte-americana em nota de imprensa.
De acordo com a embaixada, a Penn State e Uni-CV irão reforçar o memorando de entendimento existente por meio dos docentes, estudantes e intercâmbios administrativos.
O objetivo é promover a investigação, ensino, inovação e envolvimento da comunidade em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), enfatizando as áreas da saúde, educação, inovação, consumo responsável e ação climática.
O projeto tem, entre outros objetivos, melhorar a capacidade de previsão e observação do tempo, auxiliar no desenvolvimento de sistemas de computação de baixo custo para previsão de ciclones tropicais para pesquisa e operações.
Também pretende promover o envolvimento com a comunidade pesqueira para desenvolver um aplicativo que pode ser usado para condições ambientais em tempo real com a possibilidade de conectar os pescadores aos mercados consumidores.
"O beneficiário trabalhará com seus colegas em Gana e na África do Sul para explorar os aplicativos de telemóvel para pescadores", referiu a embaixada, indicando ainda que o programa visa ainda intercâmbio entre estudantes das duas universidades.