Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

EUA: Obama derrotado nas intercalares

A noite foi dos republicanos e de uma derrota clara de Barack Obama. O Partido Republicano conseguiu esta quarta-feira amplas conquistas nas eleições intercalares dos EUA, suficientes para acabar com a maioria democrata na Câmara dos Representantes, mas não no Senado.
3 de Novembro de 2010 às 08:52
Obama pode estar perto da primeira derrota política desde que foi eleito presidente dos EUA
Obama pode estar perto da primeira derrota política desde que foi eleito presidente dos EUA FOTO: d.r.

Adivinham-se agora dois anos de mandato de Barack Obama com negociações dificultadas entre os dois partidos: a Câmara dos Representantes novamente republicana, um Senado dividido de maioria democrata, e um presidente com poder de veto.

A figura da vitória dos republicanos foi John Boehner, o provável líder na próxima legislatura, já a partir de Janeiro. "Os americanos mandaram um mensagem clara [a Obama] que é 'mude de rumo', afirmou no seu discurso. Boehner sublinhou ainda que o seu partido estará "disponível para trabalhar" com os democratas de Obama.

O presidente norte-americano não fez declarações após a notícia da derrota, marcando para esta tarde uma conferência de imprensa.

Também Obama ligou a Boehner para afirmar a sua disponibilidade para "trabalhar para encontrar pontos em comum", segundo o porta-voz do líder republicano.

Perto das 02h00 de Nova Iorque (06h00 de Lisboa), os democratas tinham assegurados 51 lugares no Senado, face a 46 republicanos.

EUA Barack Obama Senado Câmara dos Representantes Democrata Republicano
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)