page view

EUA prontos para atacar portos e aeroportos na Venezuela

Objetivo é acabar com o narcotráfico e pressionar o Presidente venezuelano a demitir-se. Trump nega intenção de ofensiva.

02 de novembro de 2025 às 01:30

A Venezuela está em estado de alerta máximo. Os EUA vão atacar e os alvos já estão identificados: portos e aeroportos controlados pelos militares, alegadamente utilizados para traficar droga, avançou o Wall Street Journal (WSJ).

Donald Trump já veio dizer que as notícias não são verdadeiras, mas não foi totalmente convincente. O ataque, segundo o WSJ, teria um duplo objetivo: Por um lado, acabar com o Cartel de Los Soles e as redes de tráfico de droga da Venezuela; por outro, levar à demissão do Presidente Nicolás Maduro.

A tensão entre os EUA e a Venezuela subiu de tom quando as forças navais norte-americanas no mar das Caraíbas a afundaram uma embarcação, com um carregamento de droga, que pertenceria ao Tren de Aragua, envolvido no tráfico de droga, nomeadamente para os EUA. Segundo Trump, o Tren de Aragua atua com a cumplicidade de Maduro, assim como o Cartel de Los Soles, com as mesmas características, que supostamente é liderado pelo próprio Presidente. Maduro alega que tudo não passa de uma invenção e que, tal como os EUA, está empenhado no combate ao tráfico de droga. Sobre as alegadas intenções de Trump atacar a Venezuela, Maduro diz que as “ameaças militares e a guerra psicológica” de Washington tem apenas um objetivo: “roubar a maior reserva de petróleo do mundo”, entre outras riquezas naturais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8