Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

EUA QUEREM DEFESA ANTIMÍSSIL NO REINO UNIDO

As autoridades norte-americanas pediram autorização ao Reino Unido para a instalação de uma base de defesa antimíssil em território britânico. Enquanto isso, a intenção do presidente dos EUA, George W. Bush, de activar o escudo de defesa contra mísseis está a suscitar as críticas de países como a China, a Rússia e até o Canadá.
19 de Dezembro de 2002 às 12:41
O pedido formulado por Washington a Londres foi revelado hoje pelo jornal “The Guardian”. O Ministério da Defesa britânico já tinha revelano, na terça-feira passada, ter recebido um pedido dos EUA para utilizar as instalações de radar em Fylingdales e Menwith Hill, no Norte da Inglaterra, para reforçar o plano de defesa antimíssil norte-americano.

Mais do que a utilização do sistema de detecção por radar britânico, este pedido pode implicar a futura instalação de mísseis de intercepção norte-americanos também em território do Reino Unido.

O Japão e a Coreia do Sul reagiram com prudência a esta notícia, mas o Canadá encara a militarização do Espaço como “um grave erro”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)