Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

EUA QUEREM SADDAM VIVO

Os soldados dos EUA que estão a realizar raides na região de Tikrit, a norte de Bagdad, afirmaram ontem ter esperança de capturar Saddam Hussein com vida e garantiram que o cerco se está a apertar à sua volta.
4 de Agosto de 2003 às 00:00
Soldados dos EUA em Tikrit
Soldados dos EUA em Tikrit
"Queremos capturá-lo vivo para obter tanta informação quanto possível", garantiu o tenente Jason Price, do 22.º Regimento de Infantaria.
Os esforços para a localização de Saddam foram aumentados desde que a 22 de Julho os seus dois filhos foram abatidos num raide em Mossul. Assinale-se que Uday e Qusay Hussein foram sepultados no sábado junto a Tikrit, mas ontem alguém assaltou as tumbas e roubou as bandeiras iraquianas que as cobriam.
As últimas operações nos arredores de Tikrit, cidade natal de Saddam, permitiram deter 26 alegados aliados do antigo ditador, enquanto junto a Falluja, a oeste da capital, foram realizadas outras 20 detenções.
Para Paul Bremer, administrador dos EUA no Iraque, a captura de Saddam está para breve e pode, afirmou, fazer com que cessem as emboscadas a tropas dos EUA, que já vitimaram 53 soldados desde 1 de Maio.
Ver comentários