Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

EUA REFORÇAM MISSÃO DE PAZ NA LIBÉRIA

Um contigente de militares norte-americanos chegou esta quinta-feira ao aeroporto de Monróvia, capital da Libéria, para ajudar os soldados da missão de paz da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Ecomil) a controlar a situação na cidade.
14 de Agosto de 2003 às 14:22
Ontem, o Pentágono, o Departamento de Defesa dos EUA, prometeu o envio, nos próximos dias, de 200 fuzileiros de uma força de 2.300 militares que se encontram a bordo de três vasos de guerra norte-americanos fundeados em frente às costas da Libéria.
Os fuzileiros norte-americanos que chegaram hoje ao aeroporto de Monróvia, a bordo de uma dezena de helicópteros, vão reforçar o contigente de cerca de 700 soldados da África Ocidental que se encontram em território liberiano desde o passado dia 4 de Agosto.
O reforço militar norte-americano ocorre no mesmo dia em que os rebeldes do movimento Liberianos Unidos para a Reconciliação e a Democracia (Lurd) cederam as zonas da capital que controlavam há já dois meses, permitindo a entrada de ajuda humanitário no país.
Após a saída do país do presidente Charles Taylor, que se exilou na Nigéria na passada segunda-feira, a comunidade internacional tenta agora pôr fim a uma guerra civil que já dura há 14 anos, durante os quais morreram mais de 250.000 pessoas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)