Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

EUA REPATRIAM BRITÂNICOS DETIDOS EM GUANTANAMO

As autoridades norte-americanas vão repatriar, esta terça-feira, cinco dos nove cidadãos britânicos detidos na base naval de Guantanamo, no âmbito da luta antiterrorismo lançada pelos EUA, anunciou o ministro do Interior do Reino Unido, David Blunkett.
9 de Março de 2004 às 09:43
EUA REPATRIAM BRITÂNICOS DETIDOS EM GUANTANAMO
EUA REPATRIAM BRITÂNICOS DETIDOS EM GUANTANAMO FOTO: d.r.
A revelação foi feita pelo governante britânico durante uma visita à Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, nos EUA. Blunkett limitou-se a informar que os prisioneiros serão postos à disposição da polícia antiterrorismo à sua chegada ao Reino Unido.
Os cinco prisioneiros britânicos abrangidos por esta medida são Shafiq Rasul, Asif Iqball, Rhuhel Ahmed, oriundos da cidade de Tipton, no centro da Inglaterra, Tarek Dergoul, de Londres, e Jamal al Harith, proveniente de Manchester. Todos eles foram detidos pelas forças norte-americanas no Afeganistão.
A transferência destes cinco prisioneiros, detidos com cerca de outras 600 pessoas de várias nacionalidades em Guantanamo, foi anunciada pelas autoridades norte-americanas em Fevereiro último, com a justificação de que não constituíam um grave perigo para a segurança nacional dos EUA.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)