Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

EUA RETOMAM MINI-BOMBA NUCLEAR

O senado norte-americano levantou ontem a proibição imposta pela ‘Emenda Spratt-Furse’, que desde 1993 proibia o desenvolvimento de bombas nucleares com menos de cinco quilotoneladas.
21 de Maio de 2003 às 16:26
Trata-se de uma importante vitória para a administração do presidente George W. Bush que, no entanto, tem ainda de aguardar pela aprovação da medida por parte da Câmara dos Representantes, uma decisão que deve ser anunciada ainda hoje.
O Senado recusou a emenda apresentada pela senadora democata da Califórnia, Dianne Feinstein, que defendia que a proibição da produção destas mini-bombas nucleares se mantivesse. A emenda foi rejeitada com 51 votos contra e 43 a favor.
Sob forte contestação por parte da oposição, o secretário de Estado da Defesa, Donald Rumsfeld, recusou que a administração Bush pretenda desenvolver novas armas nucleares, afirmando que a retomada da sua produção tem como objectivo “apenas um estudo”.
Na sessão do Senado de hoje, onde foi votada a emenda, foi também discutido o orçamento militar norte-americano para 2004, o qual foi elevado para 400 mil milhões de dólares.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)