Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

EUA vetam resolução apresentada pelo Qatar

Os EUA vetaram este sábado um projecto de resolução apresentado pelo Qatar no Conselho de Segurança das Nações Unidas em nome do grupo de países árabes a condenar as operações militares desencadeadas por Israel na Faixa de Gaza que causaram a morte a 18 civis, bem como os ataques palestinianos contra Israel.
11 de Novembro de 2006 às 19:38
Segundo o presidente do Conselho, o embaixador do Peru nas Organizações das Nações Unidas (ONU), Jorge Voto-Bernales, o documento teve dez votos a favor, um contra (EUA, e quatro abstenções (Dinamarca, Reino Unido, Japão e Eslováquia). O voto dos EUA, um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, foi decisivo para vetar o documento.
Para ser adoptada, uma resolução deve conseguir, pelo menos, nove em 15 votos no Conselho, sem qualquer voto contra de um dos cinco membros permanentes (China, EUA, França, Reino Unido e Rússia). Qualquer voto apresentado por um destes cinco países é equivalente a um veto.
Os EUA já no passado dia 13 de Julho tinham vetado um projecto de resolução, também apresentado pelo Qatar, para fazer cessar a ofensiva israelita na Faixa de Gaza.
Ver comentários