Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

EUA alertam para vírus Zika

Viagens desaconselhadas.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 17 de Janeiro de 2016 às 13:50
Os especialistas pediram às norte-americanas grávidas que estavam a pensar visitar o Brasil para que não o façam durante a gestação
Os especialistas pediram às norte-americanas grávidas que estavam a pensar visitar o Brasil para que não o façam durante a gestação FOTO: Nelson Almeida/AFP/Getty Images

Num aviso que também pode servir para as cidadãs portuguesas, os EUA desaconselharam as grávidas a não viajarem para o Brasil, de modo a evitarem o surto de vírus Zika que assola este país da América do Sul. O alerta, que também cita outros 13 destinos no mundo onde a presença do vírus já foi detectada, foi feito pelo Centro de Prevenção e Controlo de Doenças norte-americano através de um comunicado.

Os especialistas pediram às norte-americanas grávidas que estavam a pensar visitar o Brasil para que não o façam durante a gestação ou, se não for possível adiar a viagem, que consultem médicos e sigam as instruções de prevenção contra o Zika que lhes recomendarem. Os responsáveis pela prevenção e controlo de doenças nos EUA estenderam o alerta também a mulheres que ainda não estão grávidas mas pensam engravidar em breve, pois o contágio com o vírus pode deixar sequelas tanto nas futuras mães como nos bebés que venham a gerar.

O vírus Zika é, neste momento, o maior problema de saúde pública do Brasil, nomeadamente na região nordeste do país. Parece estar fora de controlo e, para piorar, está na origem de doenças bem mais graves, como a Microcefalia, que provoca deformações no cérebro e nos olhos dos bebés. Pelos últimos dados do Ministério da Saúde, já foram confirmados no Brasil ao menos 3500 casos de Microcefalia e 40 mortes de bebés associadas ao vírus Zika, que é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a Dengue e a febre Chikungunya.
EUA Estados Unidos vírus vírus Zika viajar Brasil América do Sul Centro de Prevenção e Controlo de Doenças
Ver comentários