Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Ex-primeiro-ministro e ex-ministro do Interior do Haiti fogem da prisão

O antigo primeiro-ministro e o ministro do Interior do ex-presidente do Haiti Jean Bertrand Aristide fugiram este domingo da Penitenciária nacional, em Port-au-Prince, numa operação em que morreu um guarda prisional. Os dois políticos entregaram-se horas depois às autoridades.
20 de Fevereiro de 2005 às 11:15
Uma responsável de uma associação de defesa dos direitos humanos, Kettly Julien, que esteve na prisão, afirmou que os polícias lhe disseram que, entre os evadidos, estão Yvon Neptune e Jocelerme Privert, detidos desde a Primavera de 2004 e que tinham desempenhado as funções de primeiro-ministro e ministro do Interior do presidente Aristide.
Este último deixou o poder a 29 de Fevereiro de 2004, sob pressão dos EUA, da França, do Canadá e de uma insurreição armada. Aristide vive actualmente na África do Sul.
Fonte policial, que pediu para conservar o anonimato, afirmou que se tratou de uma operação muito bem organizada, com cumplicidades no interior da prisão. Segundo testemunhas, três veículos chegaram cerca das 15h30 horas locais à frente da prisão, seguindo-se um intenso tiroteio.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)