Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Jovem recebe seis doses da vacina por engano. Especialista explica o que pode acontecer

Do choque anafilático descartado ao excesso de produção da proteína Spike. Conheça as hipóteses.
Correio da Manhã 11 de Maio de 2021 às 11:01
Doses vacina Pfizer e Biontech
Doses vacina Pfizer e Biontech
Virgínia, de 23 anos, foi este domingo inoculada por engano com seis doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Passadas praticamente 48 horas, o que pode acontecer à jovem? Giuseppe Nocentini, um especialista italiano em farmacologia, ouvido pelo jornal italiano Corriere Della Sera, traça os cenários possíveis.

De acordo com Giuseppe, é impossível ter certezas do que pode acontecer, mas podem colocar-se hipóteses. Um dos primeiros riscos seria um choque anafilático, porém, esse seria imediato e não se manifestou, por isso é uma hipótese que se pode riscar.

O que se segue na lista de possibilidades é uma "hiper reação" do sistema imunológico. Isso traduzir-se-ia numa produção excessiva da proteína Spike (aquela que a vacina induz no nosso corpo para que este desenvolva anticorpos).

Este excesso de proteína Spike pode acarretar efeitos como a paralisiade Bell, que é uma condição temporária e sem preocupação particular ou distúrbio gastrointestinal. Também pode acontecer o contrário: o excesso de doses não se diluir no corpo e consequentemente não atuar, sendo completamente inútil.

Além disso, poder-se-á esperar gânglios linfáticos inchados, febre alta, forte dor de cabeça, dor no braço onde a injeção foi aplicada, estes últimos dois sintomas já foram descritos pela jovem inoculada por engano.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Pfizer Giuseppe Nocentini Spike saúde tratamentos
Ver comentários