Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Exercício militar russo enfurece Polónia

Um exercício militar feito pelos exércitos da Rússia e da Bielorrússia em Setembro, agora revelado pelo jornal polaco 'Wprost', está a irritar as autoridades de Varsóvia pois envolvia um ataque nuclear e o desembarque de forças anfíbias na costa da Polónia, apresentada como "país agressor".
2 de Novembro de 2009 às 15:58
Tropas de Moscovo voltam a assustar vizinhos
Tropas de Moscovo voltam a assustar vizinhos FOTO: d.r.

Entre os exercícios que cerca de 13 mil soldados fizeram em Setembro contavam-se ataques com ogivas nucleares feitos pela Força Aérea da Rússia e um desembarque perto do enclave russo de Kalininegrado.

'Esta é uma tentativa de nos pôr no nosso lugar. Não se esqueçam que isto aconteceu durante o 70.º aniversário da invasão soviética', disse o deputado polaco Marek Opiola, do Partido Lei e Justiça.

Por seu lado, o chefe de gabinete do presidente Lech Kaczynski, Wladyslaw Stasiak, referiu que “não gostámos do exercício e o seu nome [Ocidente] faz-nos recuar até aos dias da Guerra Fria'.

As relações entre a Polónia e os dois países da ex-União Soviética estão longe de ser as melhores, existindo mesmo uma minoria polaca na Bielorrússia que se tem manifestado contra o governo de Minsk.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)