Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Exército israelita entra no colonato de Gadid

O exército israelita começou esta sexta-feira a evacuar o colonato de Gadid, um dos últimos focos de resistência dos colonos israelitas na Faixa de Gaza, concluindo a evacuação da sinagoga, onde dezenas de rebeldes se entrincheiraram.
19 de Agosto de 2005 às 14:00
As forças policiais israelitas evacuam as últimas pessoas do colonato de Gadid
As forças policiais israelitas evacuam as últimas pessoas do colonato de Gadid FOTO: Damir Sagolj (Reuters)
Após terem completado o esvaziamento do colonato de Neve Dekalim e Kfar Darom, o exército entrou no pequeno enclave de Gadid, onde 50 pessoas se concentram na sinagoga, sobretudo jovens provenientes da Cisjordânia.
Com mais de 80 por cento dos 8.500 colonos de Gaza evacuados e a última sondagem a confirmar um sólido apoio popular à retirada, o plano de evacuação da Faixa de Gaza entra na fase final antes do previsto.
As forças israelitas vão concentrar as operações de evacuação desta sexta-feira apenas neste colonato, ficando os restantes para a próxima semana, uma vez que as operações estão suspensas durante o sábado judaico.
Os cerca de 350 habitantes de Gadid já tinham abandonado o colonato antes da chegada das tropas, contudo algumas famílias e dezenas de manifestantes permaneceram, num claro desafio ao plano do primeiro-ministro israelita Ariel Sahron para retirada dos colonatos da Faixa de Gaza.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)