Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Exército sírio faz pelo menos 10 mortos

O exército sírio disparou contra activistas nesta terça-feira em Hama, na região centro da Síria, que montaram barreiras improvisadas para travar o avanço das forças de segurança naquela cidade.
5 de Julho de 2011 às 17:17
Damasco transformou-se num novo epicentro da contestação contra o regime do Presidente Bachar al-Assad
Damasco transformou-se num novo epicentro da contestação contra o regime do Presidente Bachar al-Assad FOTO: Epa

De acordo com o director do Observatório dos Direitos Humanos sírio, Rami Abdul-Rahman, pelo menos 10 pessoas morreram nos incidentes naquela cidade, cercada pelas forças de segurança de Damasco e que se transformou num novo epicentro da contestação contra o regime do Presidente Bachar al-Assad.

 

"Dez pessoas morreram, nove foram mortas pelos tiros das forças de segurança sírias e uma foi assassinada e atirada ao rio Oronte", disse o responsável, acrescentando que 35 pessoas também ficaram feridas nos incidentes.

 

Os habitantes da cidade queimaram pneus e ergueram, entre outros obstáculos, barreiras com sacos de areia para tentar travar o avanço dos militares, indicou Rami Abdul-Rahman, a partir de Londres.

 

"Existe abertamente uma desobediência civil em Hama", referiu o mesmo responsável, citando relatos de médicos e de outras testemunhas locais. 

Na segunda-feira, as forças de segurança isolaram Hama e bloquearam os acessos à cidade, numa aparente tentativa de voltar a controlar aquela zona.

 

Na semana passada, cerca de 300 mil pessoas desfilaram nas ruas de Hama para contestar o regime de Damasco, demonstrando então que a cidade não estava sob o controlo das forças do governo sírio.

 

Organizações de direitos humanos na Síria afirmam que mais de 1.300 pessoas foram mortas, até ao momento, em consequência da violenta repressão dos protestos contra o regime de Bachar al-Assad, que se iniciaram a 15 de Março.

Síria Hama Damascos Rami Abdul-Rahman Bachar al-Assad Exército
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)