Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Explosão causa vítimas no Texas

Uma enorme explosão ocorrida numa fábrica de fertilizantes perto de Waco, no Texas ( EUA), causou, segundo a polícia local, pelo menos 15 mortos e mais de 160 feridos.

18 de Abril de 2013 às 08:10
Perto de 700 operacionais das equipas de bombeiros e emergência médica estão no terreno a tentar resgatar as vítimas
Perto de 700 operacionais das equipas de bombeiros e emergência médica estão no terreno a tentar resgatar as vítimas FOTO: EPA

Perto de 700 operacionais das equipas de bombeiros e emergência médica estão no terreno a tentar resgatar as vítimas. Ainda não foram determinadas as causas da explosão.

A cadeia de televisão CNN avançou que o número de vítimas poderá alcançar a centena, sendo que uma televisão local, citando um responsável pelos serviços de emergência, fala em pelo menos 60 mortos. No entanto, a agência Reuters refere que a polícia adiantou que para já há 15 mortos e 160 feridos.

Até à altura, o responsável pelo Departamento de Segurança Pública, DL Wilson, confirmava apenas mais de uma centena de feridos. “Temos uma quantidade imensa de feridos, provavelmente, mais de 100. Temos mortes confirmadas, mas o número ainda não está confirmado. Pode subir a cada minuto”, refere.

“Estamos a fazer buscas no local e a garantir que as pessoas e os bombeiros estão em segurança para voltarem a entrar no local, porque o vento sopra de direcções diferentes, espalhando os gases letais. Há pequenas chamas, que podem fazer explodir os gases e não queremos que os bombeiros sofram ferimentos”, explica também.

Antes da explosão, ocorreu um incêndio na fábrica de fertilizantes, que eclodiu num depósito de nitrato de amónio. As chamas estavam a ser combatidas por dezenas de bombeiros, que terão sido as principais vítimas.

Segundo as informações mais recentes divulgadas pela polícia na manhã desta quinta-feira, três a cinco bombeiros que combatiam o incêndio estão desaparecidos. O Sargento W. Patrick Swanton, da polícia de Waco, admitiu em conferência de imprensa que o número de mortos e de feridos deve aumentar durante o dia.

A fábrica West Fertilizer fica localizada na cidade de West, a 30 quilómetros a norte de Waco e 120 quilómetros a sul de Dallas. Ali moram cerca de 2800 pessoas. "Parecia uma bomba nuclear", descreveu o mayor de West, Tommy Muska, em declarações à CNN.

O responsável disse que metade dos 2800 habitantes de West foi retirada devido ao risco de mais explosões e ao efeito dos gases.

Entre 50 a 75 casas ficaram destruídas, assim como uma escola e um lar de idosos, onde se encontravam 133 pessoas. As buscas por sobreviventes entre os escombros prosseguem.

(em atualização)

Texas explosão Waco fábrica fertilizantes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)