Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

EXPLOSÃO EM AVIÃO NO AEROPORTO DE ISTAMBUL

Uma explosão registada esta terça-feira no interior de um avião no aeroporto de Istambul causou ferimentos em três pessoas, horas antes de o presidente norte-americano, George W. Bush, abandonar a cidade turca a bordo do ‘Air Force One’, depois de participar na cimeira da NATO que ali decorre.
29 de Junho de 2004 às 12:02
A explosão ocorreu horas antes de George W. Bush abandonar a cidade
A explosão ocorreu horas antes de George W. Bush abandonar a cidade FOTO: Reuters
Segundo informação avançada pela Polícia turca, a deflagração verificou-se no interior de um aparelho das linhas aéreas turcas, que estava a ser limpo depois de um voo doméstico proveniente da cidade portuária de Izmir, na região ocidental da Turquia.
Um porta-voz das Linhas Aéreas Turcas informou que os feridos eram todos trabalhadores que procediam à limpeza do aparelho depois de todos os passageiros terem saído. “Um dos trabalhadores pegou numa mala que estava no chão e deu-se a explosão”, referiu, acrescentando que este trabalhador perdeu um dedo e os outros dois ficaram ligeiramente feridos.
Istambul, a maior cidade da Turquia, foi o local escolhido para a realização de uma cimeira da NATO, ontem e hoje, com a presença do presidente norte-americano e de dezenas de outros líderes mundiais. Bush é suposto abandonar esta terça-feira o país, a partir de um outro terminal do aeroporto de Ataturk.
Dias antes da realização da cimeira da Aliança Atlântica em Istambul e da visita oficial do presidente norte-americano à capital turca, Ancara, ocorreram várias pequenas explosões nas duas cidades, uma das quais matou quatro pessoas, incluindo o bombista.
A Cimeira tem sido marcada por confrontos entre a Polícia e manifestantes que se insurgem contra a presença de George Bush na Turquia, e que já levou à detenção de dezenas de pessoas, bem como um número elevado de feridos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)