Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Explosão em estádio de futebol na Somália

Pelo menos dez pessoas morreram esta terça-feira numa explosão ocorrida num estádio de futebol em Mogadíscio, capital da Somália. A tragédia ocorreu pouco depois de o primeiro-ministro se ter dirigido a centenas de apoiantes. Ali Gedi, que escapou ileso à explosão, falou pouco depois aos jornalistas, declarando estar em "estado de choque".
3 de Maio de 2005 às 13:21
De acordo com testemunhas no local, sete pessoas morreram no estádio, uma foi morta por um veículo em fuga e outras duas morreram a caminho do hospital. As causas da explosão, que destruiu uma parede do estádio, ainda não foram apuradas.
Gedi viajou até Mogadíscio pela primeira vez desde um encontro ali ocorrido o ano passado para tentar resolver desentendimentos no seu governo e para mostrar confiança nos esforços que estão a ser feitos para recuperar o país destruído pela guerra.
A Somália vive na anarquia, com confrontos entre os ‘senhores da guerra’, desde a queda do ditador Mohamed Siad Barre, em 1991, com a consequente falta de segurança em grande parte do território, nomeadamente na capital.
Depois de os políticos e líderes das várias facções em confronto terem assinado, sob pressão internacional, um acordo de cessar-fogo em Janeiro de 2004, um parlamento de transição foi formado em Agosto último, dando início à primeira legislatura no país em 13 anos. `
Todavia, devido à falta de segurança reinante na capital somáli, o governo transitório formado pelo presidente Andullahi Yusuf foi obrigado a procurar refúgio no vizinho Quénia. Recentemente, a comunidade internacional e os países doadores têm vindo a pressionar o governo a regressar à Somália, algo que tem vindo a ser difícil atendendo a que os vários ministros e membros do Parlamento não têm conseguido chegar a acordo sobre qual a cidade onde deverão instalar-se, devido às lutas de poder entre clãs rivais e pressões de poderes regionais para dominar o país.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)