Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Expulso de avião por agredir senadora aliada de Dilma

Senadora não apresentou queixa do passageiro.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 2 de Setembro de 2016 às 12:54
A senadora Vanessa Grazziotin não apresentou queixa do homem
A senadora Vanessa Grazziotin não apresentou queixa do homem FOTO: Getty Images

Funcionários da companhia aérea brasileira Latam, antiga TAM, retiraram de um avião um passageiro que se envolveu num tumulto com a senadora Vanessa Grazziotin, do Partido Comunista do Brasil, a mais aguerrida aliada da ex-presidente Dilma Rousseff no Senado. O tumulto aconteceu na noite de quarta para quinta-feira quando o avião aterrou no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná, sul do Brasil.

Vanessa, que tinha deixado Brasília logo após destituição de Dilma e de ter feito uma visita à amiga no Palácio da Alvorada, viajou para Curitiba para ver a mãe, que reside na cidade. De acordo com testemunhas, pois a Latam apenas confirmou a expulsão mas preferiu não dar detalhes, um outro passageiro do voo começou a criticar Dilma Rousseff e a actuação da senadora na defesa da agora ex-presidente, e a parlamentar não gostou, iniciando-se uma discussão.

A senadora, cuja atuação na defesa de Dilma fez perder a paciência até ao presidente do Supremo Tribunal, Ricardo Lewandowski, que comandou a sessão de destituição, a certa altura empunhou o seu telemóvel para filmar os ataques verbais do outro passageiro, que, ainda mais irritado, arrancou o aparelho das mãos da parlamentar. Ainda de acordo com os relatos, o passageiro chegou a segurar a senadora pelos cabelos antes de ser dominado e expulso da aeronave.

O suposto agressor foi entregue a agentes da Polícia Federal, mas provavelmente o tumulto não vai ter consequências, nem para ele nem para a senadora. Vanessa Grazziottin, ao contrário do que muitos esperavam, recusou apresentar queixa e deixou rapidamente o aeroporto. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)