Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Facebook estima multa superior a 3 mil milhões por violar privacidade dos utilizadores

Empresa admitiu que pode vir a ser alvo de uma pesada multa por parte do regulador norte-americano.
25 de Abril de 2019 às 00:18
Facebook
A empresa é liderada por Mark Zuckerberg
Facebook
A empresa é liderada por Mark Zuckerberg
Facebook
A empresa é liderada por Mark Zuckerberg

O Facebook admitiu esta quarta-feira que pode vir a ser alvo de uma pesada multa por parte do regulador norte-americano FTC, devido à investigação de que a empresa está a ser alvo na sequência do escândalo Cambridge Analytica, que está relacionada com a violação de privacidade dos seus utilizadores.

No comunicado com a apresentação de resultados do primeiro trimestre, o Facebook admite que os custos legais com este caso podem oscilar entre 3 e 5 mil milhões de dólares. 

Desta forma, decidiu incluir uma provisão nas contas de 3 mil milhões de dólares, embora saliente que nenhuma decisão foi ainda tomada neste caso, pelo que não se sabe ainda o valor da multa nem quando esta vai ser aplicada.

Apesar do valor significativo da multa, representa cerca de metade de um trimestre de lucros, pelo que a companhia optou por a refletir já nas contas de um trimestre em que tem boas notícias para dar aos investidores.

É que mesmo tendo em conta este custo, o Facebook alcançou lucros de 2,43 mil milhões de dólares entre janeiro e março. O lucro por ação sem este efeito ficou acima do esperado e as receitas dispararam 26% para 15,1 mil milhões de dólares, também acima do projetado.

Daí que as ações estejam a reagir em alta a estes números, disparando mais de 5% no mercado "after hours".

A empresa liderada por Mark Zuckerberg anunciou ainda que chegou a 1,56 mil milhões de utilizadores todos os dias no primeiro trimestre, um número que vai ao encontro das expectativas dos analistas de Wall Street e mostra o poder da rede social em atrair publicidade.


Cambridge Facebook Wall Street economia negócios e finanças Informação sobre empresas grandes empresas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)