Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

FALHA ACORDO SOBRE FUSÃO NUCLEAR

Um diplomata ocidental anunciou esta terça-feira que as partes não chegaram a acordo sobre o local onde vai ser instalado o reactor internacional termonuclear (ITER), o primeiro de uma nova geração de reactores capazes de gerar electricidade através de fusão nuclear, de uma forma semelhante à do Sol.
9 de Novembro de 2004 às 14:02
Representantes dos seis parceiros do projector ITER - União Europeia, Estados Unidos da América, Japão, Rússia, China e Coreia do Sul - estiveram reunidos durante dois dias na sede da Agência Internacional da Energia Atómica, em Viena, Áustria.
O principal objectivo da reunião era escolher o local onde ficará instalado o ITER, base de um projecto capaz de revolucionar a indústria energética mundial. Depois das desistências da Espanha e do Canadá sobravam as candidaturas do Japão e da França, que dividiam apoios (ver artigo relacionado). Diplomatas europeus chegaram ontem a anunciar que a candidatura francesa tinha vencido, mas fontes diplomáticas garantiram hoje que a reunião terrminou sem acordo sobre o local.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)