Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Favelas albergam 11,4 milhões de brasileiros

Seis por cento da população brasileira - 11,4 milhões de pessoas de um total de 190 milhões - vivem em favelas ou ocupações irregulares similares, revelam dados adiantados esta quarta-feira pelo Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
21 de Dezembro de 2011 às 14:36
brasil, favelas, pessoas, censo
brasil, favelas, pessoas, censo

O estudo identificou a existência de 6.329 aglomerados subnormais - classificação dada pela instituição para todo tipo de assentamentos irregulares como invasões e favelas.

Quase metade destes domicílios está concentrada na região sudeste do  país, composta pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

O Rio de Janeiro destaca-se como a cidade que possui a maior população a viver em favelas, com 1,39 milhões de pessoas, ou 22 por cento de toda a população da cidade a habitar áreas deste tipo.

As ocupações irregulares mais frequentes são realizadas em áreas  íngremes do Rio de Janeiro, regiões de praia em Fortaleza, vales profundos em Maceió, baixadas permanentemente inundadas em Macapá, mangues e encostas em Manaus.

Destas ocupações, 67,3 por cento dos domicílios possuíam rede de esgoto ou fossa séptica, 72,5 por cento tinham acesso a energia eléctrica com medidor exclusivo e 88,3 por cento eram abastecidos por rede de água.

Há uma década, o mesmo levantamento apontava que 6,5 milhões de pessoas  viviam em locais precários, o que representava 3,9 por cento da população brasileira.

brasil favelas pessoas censo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)