Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

"Faz com que todos os países paguem": Trump usa Twitter para mandar boca a Guterres

Secretário-geral das Nações Unidas alertou para a crise financeira da organização.
Correio da Manhã 9 de Outubro de 2019 às 12:53
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump

Na sequência do discurso de António Guterres na passada terça-feira, Trump fez uma publicação no Twitter a sugerir que os EUA pagam mais do que os outros países para programas da Organização das Nações Unidas (ONU) e que o secretário-geral deve fazer com que todos contribuam de igual forma.

António Guterres alertou para a crise financeira das Nações Unidas, adiantando ainda que a organização corre o risco de ficar sem dinheiro até ao final de Outubro. O secretário-geral afirmou ainda que estão a ser debatidas medidas para garantir que os salários são pagos até ao final deste ano.

"Nos últimos dois anos, a implementação do orçamento não tem sido conduzida pelo programa, mas pelo dinheiro disponível", afirmou Guterres apelando ainda a todos os países para que, ao apresentar a proposta de orçamento para 2020, paguem as suas obrigações financeiras a tempo. Complementou o apelo com um agradecimento aos EUA por já terem feito o pagamento.

Depois do alerta dado por Guterres, o presidente dos Estados Unidos partilhou uma publicação da CBS relativa ao discurso do secretário-geral e escreveu: "Faz com que todos os países paguem, não apenas os EUA!".




Trump Twitter António Guterres Organização das Nações Unidas EUA ONU organizações internacionais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)