Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

FBI utiliza político espanhol para retratar Bin Laden

O FBI admitiu este sábado que a nova imagem divulgada sobre o possível aspecto do líder da al-Qaeda, Osama Bin Laden, foi criada com base na aparência de Gaspar Llamazares, deputado espanhol do partido Izquierda Unida.
16 de Janeiro de 2010 às 11:44
Retrato-robô de Bin Laden divulgado pelo FBI
Retrato-robô de Bin Laden divulgado pelo FBI FOTO: d.r.

Fontes do partido espanhol confirmaram que a agência norte-americana escolheu o cabelo e as feições faciais para o retrato-robô recorrendo a uma fotografia utilizada durante a campanha eleitoral de Llamazares em 2004.

“É uma foto oficial muito conhecida em Espanha, o que se torna um pouco estranho, pois qualquer pessoa pode identificar perfeitamente a quem corresponde a imagem”, destacou o partido.

Entretanto, Ken Hoffman, porta-voz do FBI, já veio a público confirmar a utilização da imagem do deputado.

O retrato-robô de Bin Laden foi publicado na página da internet Rewards for Justice, onde é ainda informado que serão oferecidas recompensas para quem contribuir com informações que levem ao paradeiro do terrorista.

“A MINHA SEGURANÇA ESTÁ EM RISCO”

Llamazares já pediu explicações ao FBI e afirmou que não tenciona voltar a viajar para os Estados Unidos, por precaução.

“A segurança de Bin Laden não está ameaçada, mas a minha ficou em risco”, salientou o espanhol, destacando que tudo isto apenas revela “os escassos recursos dos serviços de inteligência dos Estados Unidos da América.

Cayo Lara, actual líder do partido, confirmou que irá pedir explicações à embaixada norte-americana de Madrid sobre quais as razões que levaram a agência a recorrer a uma fotografia amplamente divulgada em eleições para desenhar o rosto de um terrorista.

NOVA IMAGEM DE BIN LADEN E FOTO UTILIZADA NA CAMPANHA DE LLAMAZARES

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)