Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Federação de futebol vigia abusos sexuais

Ex-jogador Andy Woodward acusou ex-treinador do Crewe .
Isabel Faria 28 de Novembro de 2016 às 08:43
Federação inglesa criou uma comissão para investigar denúncias de abusos
Federação inglesa criou uma comissão para investigar denúncias de abusos FOTO: Reuters
A Federação Inglesa de Futebol (FA) confirmou estar a investigar os alegados casos de abuso sexual de menores. A denúncia foi feita por antigos jogadores, que terão sido abusados sexualmente quando eram jovens jogadores, e está a ser investigada por quatro forças policiais britânicas.

O caso veio a público na semana passada, quando o ex-jogador Andy Woodward revelou, numa entrevista à BBC, que foi abusado sexualmente pelo ex-treinador do Crewe, Barry Bennell, que mais tarde foi condenado por pedofilia. Outros quatro ex-futebolistas, Steve Walters, Paul Stewart, Chris Unsworth e Jason Dunford, também assumiram ter sofrido abusos sexuais.

Segundo a Associação de Profissionais de Futebol, outros 20 futebolistas confessaram ter sido abusados em clubes como o Crewe, Manchester City e Newcastle. A FA está a trabalhar de perto com a polícia e uma especialista em proteção de menores para saber se os dirigentes da altura tinham conhecimento dos alegados abusos, se os clubes estiveram envolvidos e que medidas foram tomadas.

Woodward revelou que os abusos começaram quando tinha 11 anos e foi convidado por Barry Bennell para jogar no Crewe. Não fez a denúncia na época porque Bennell o ameaçara de que nunca seria jogador profissional: "Era esse o controlo que ele tinha".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)