Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Festival Londres 2012 com artistas do mundo inteiro

Artistas de todo o mundo, incluindo Portugal, serão convidados a participar no Festival Londres 2012, organizado para celebrar e coincidir com os Jogos Olímpicos com música, dança, moda, teatro, gastronomia, literatura, cinema e artes visuais.
4 de Novembro de 2011 às 13:13
Damon Albarn, dos "Gorillaz", estará no Festival Londres 2012
Damon Albarn, dos 'Gorillaz', estará no Festival Londres 2012 FOTO: Mario Anzuoni / Reuters

Alguns nomes que participarão são conhecidos, como Damon Albarn, Alan Ayckbourn, Cate Blanchett, Damien Hirst, David Hockney, Mike Leigh, Leona Lewis, Wynton Marsalis, Stella McCartney, Yoko Ono, Rufus Wainwright e Vivienne Westwood.

Outros foram convidados para representar os respectivos países, tendo os organizadores prometido que quase todas as nações do mundo estarão presentes, incluindo o Sudão do Sul, o mais recente país a ser reconhecido internacionalmente.

Um destes eventos será chamado "River of Music" ["Rio de Música"] e pretende ter músicos de todos os 205 países em competição nos Olímpicos ao longo do rio Tamisa. Poetas destes mesmos países serão também convidados para leituras, oficinas e debates no Southbank Centre, um dos maiores centros de artes de Londres.

O festival começa no dia do solstício do Verão, a 21 de Junho, e vai durar 12 semanas, até 9 de Setembro, data do final dos Jogos Paralímpicos, que também decorrem no próximo ano na capital britânica.

Concertos, exposições e espectáculos terão lugar em centenas de lugares, não só em Londres mas por todo o país, muitos dos quais serão gratuitos. Uma das iniciativas será a representação de todas as 38 peças de Shakespeare em diferentes línguas, incluindo o português, a cargo da Companhia BufoMecânica, do Brasil.

A organização encomendou várias obras especialmente para o festival, nomeadamente espectáculos de dança pela argentina Constanza Macras e pela americana Elizabeth Streb. Uma das ideias originais propostas pelo artista Martin Creed é que milhares de sinos e campainhas no Reino Unido toquem simultaneamente durante três minutos, às 08h00 horas, no dia 27 de Julho, data do início dos Jogos Olímpicos. Ao incentivar o uso até de campainhas das portas ou de bicicletas, o vencedor o Prémio Turner em 2001 quer fazer deste acontecimento algo "das pessoas e para as pessoas”.

Festival Londres 2012 Jogos Olímpicos música dança moda teatro gastronomia literatura cinema artes visuais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)