Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Fidel diz que mundo caminha para o abismo

O líder histórico e ex-presidente de Cuba, que rumores recentes davam como morto, reapareceu num artigo publicado no site oficial “Cuba Debate”, e lançou um alerta nada optimista. Para Fidel Castro, de 85 anos, que há alguns anos passou a presidência da ilha para o irmão, Raul, devido a problemas de saúde, o mundo caminha para o abismo.
6 de Janeiro de 2012 às 13:40
Fidel reapareceu após rumores sobre a sua morte
Fidel reapareceu após rumores sobre a sua morte FOTO: Reuters

"Muitos perigos nos ameaçam, mas dois deles, a guerra nuclear e a mudança climática, são decisivos e ambos estão cada vez mais longe de aproximar-se de uma solução.”, escreveu Fidel no seu artigo, o primeiro do ano, intitulado “A marcha para o abismo”, e continuando as previsões pessimistas: “Poderia, inclusivé, falar de uma marcha inexorável , e estaria certamente mais próximo da realidade.”

Como é hábito, Fidel atacou os EUA e as grandes potências ocidentais, que, para ele, são os grandes culpados da situação catastrófica que vaticinou no seu artigo.

“As palavras demagógicas, as declarações e os discursos da tirania imposta ao mundo pelos Estados Unidos e seus poderosos e incondicionais aliados sobre ambos os temas não admitem a menor dúvida a respeito”, conclui Fidel.

fidel castro cuba artigo internet mundo potências eua
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)