Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Fidel surpreende delegados

O ex-presidente cubano Fidel Castro apareceu ontem de surpresa no encerramento dos trabalhos do VI Congresso do Partido Comunista Cubano, para passar simbolicamente o testemunho ao irmão Raúl, que o substituirá no cargo de primeiro secretário do partido.
20 de Abril de 2011 às 00:30
Fidel passou liderança do Partido Comunista ao irmão, Raúl
Fidel passou liderança do Partido Comunista ao irmão, Raúl FOTO: Desmond Boylan/Reuters

O antigo líder cubano, de 84 anos, entrou no auditório apoiado num segurança, com visível dificuldade em caminhar. Os cerca de mil delegados, alguns de lágrimas nos olhos, receberam-no com uma forte ovação e gritos de ‘Viva Fidel!’. Ninguém esperava a sua presença depois de Fidel ter falhado o arranque do Congresso e o desfile militar dos 50 anos da invasão da Baía dos Porcos, mas ele fez questão de estar presente para assistir à eleição do irmão, Raúl, para o cargo que ele próprio ocupou desde 1956. "Muito obrigado, eu mereço!", exclamou Raúl ao ser empossado.

O Congresso ficou marcado pela aprovação de várias reformas, incluindo a limitação dos mandatos políticos a 10 anos e a autorização da livre compra e venda de casas e automóveis pela população.

FIDEL CASTRO CUBA SOCIALISMO PARTIDO COMUNISTA CONGRESSO RAUL
Ver comentários