Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Fiéis da al-Qaeda matam em Israel

Um grupo terrorista ligado à al-Qaeda lançou ontem vários rockets contra o sul de Israel, matando pelo menos uma pessoa e levando o governo israelita a prometer uma "resposta forte".
19 de Março de 2010 às 00:30
Rocket lançado por grupo terrorista aliado da al-Qaeda matou um imigrante tailandês num ‘kibbutz’ junto à fronteira de Gaza com Israel
Rocket lançado por grupo terrorista aliado da al-Qaeda matou um imigrante tailandês num ‘kibbutz’ junto à fronteira de Gaza com Israel FOTO: Amir Cohen/Reuters

Pelo menos três rockets tipo ‘Qassam’ atingiram o ‘kibbutz’ israelita de Netiv Ha’asara, junto à fronteira entre o sul de Israel e a Faixa de Gaza, causando a morte a um imigrante tailandês. Foi a primeira vítima mortal dos rockets palestinianos em território israelita desde o final da Guerra de Gaza, há mais de um ano.

O ataque foi reivindicado pelo Ansar al-Sunna, grupo jihadista inspirado pela al-Qaeda que acusa o Hamas de ser "demasiado moderado" na sua luta armada contra Israel. Elementos dos dois grupos já por várias vezes se envolveram em confrontos na Faixa de Gaza no último ano, e este ataque constitui um desafio aberto do Ansar al-Sunna ao Hamas, que desde a guerra de Gaza tentou dissuadir os outros grupos palestinianos de levarem a cabo ataques com rockets contra Israel.

No seu comunicado, o Ansar al-Sunna afirma que o ataque é uma resposta à "judaização" dos locais santos islâmicos, numa referência à recente reabertura de uma sinagoga do século XVII junto à mesquita de al-Aqsa, em Jerusalém.

"Desta vez atravessaram a linha vermelha. A resposta de Israel será apropriada e forte", prometeu o vice-primeiro-ministro israelita, Silvan Shalom.

PORMENORES

Ansar al-Sunna

O grupo que reivindicou oataque partilha a filosofiada al-Qaeda de defesa da guerra santa contra o Ocidente,ao contrário do Hamas, queé um grupo nacionalista.

Ashton em Gaza

O ataque ocorreu na alturaem que a chefe da política externa da União Europeia, a britânica Catherine Ashton, visitava Gaza.

Sanções ao Hamas

Os EUA impuseram novassanções contra uma estação de TV e um banco do Hamas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)