Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Filha de doente que morreu com coronavírus acusa médico de negligência e abuso de autoridade

Mulher alega que clínico pediu equipamentos e medicamentos em troca do tratamento do pai.
Correio da Manhã 2 de Agosto de 2020 às 09:43
Coronavírus México
Coronavírus México FOTO: Reuters
Um médico mexicano é acusado de negligência e abuso de autoridade pela filha de um influente político de Chiapas, México, que morreu após infetado com Covid-19. A mulher alega que o médico pediu equipamentos e medicamentos em troca do tratamento do pai.

Gerardo Grajales é chefe das urgências do Hospital de Especialidades Vida Mejor, do Instituto de Seguridade Social dos Trabalhadores (ISSTECH), localizado em Chiapas, e era o especialista encarregado da pandemia de coronavírus quando foi detido a 25 de julho. A esposa do médico afirmou aos jornais espanhóis que ele é inocente, "estou a viver um pesadelo. Peço às autoridades que investiguem bem, porque o meu marido é inocente".

O político Miguel Arturo Ramírez López, que morreu a sete de julho, era muito influente no estado de Chiapas e tinha muito poder junto da comunicação social local. 

Os colegas de Gerardo, cerca de 500 médicos e outros profissionais de saúde indignados com a acusação, manifestaram-se exigindo a sua libertação.
Segundo a mulher de Gerardo Grajales diz que, desde a detenção do marido, o telefone não pára de tocar com chamadas e mensagens de colegas e pacientes solidários com ele, "o meu marido não é político. É um médico apaixonado pelo seu trabalho. Ele ficou feliz ao ver que os seus pacientes com Covid-19 iam ficando livres da doença. Ele estava orgulhoso porque o seu hospital foi o que obteve os melhores resultados contra a pandemia em Chiapas". 

Os advogados de defesa dizem que as evidencias da acusação são fracas e que há possibilidade de ele ser libertado. No entanto o médico continua preso e o juiz declarou a 30 de julho abertura de processo contra Grajales.

O México já registou 47 472 mortos e 434 193 casos de infeção pelo novo coronavírus.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)