Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Filho de Bolsonaro sobre proteção contra Covid-19: "Enfiem a máscara no rabo"

Numa live feita de dentro do próprio carro, Eduardo Bolsonaro, evidenciando muita irritação, respondeu assim às críticas.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 11 de Março de 2021 às 18:29
Eduardo Bolsonaro
Eduardo Bolsonaro FOTO: Getty Images
Contrário, como o pai e os irmãos, ao uso da máscara protetora contra a Covid-19, o deputado Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, respondeu de forma ofensiva aos que defendem o uso da proteção facial. Numa live feita de dentro do próprio carro, Eduardo Bolsonaro, evidenciando muita irritação, respondeu assim às críticas que recebeu por não ter usado máscara numa cerimónia oficial em Israel, onde passou pelo vexame de ser repreendido em público por isso e ter sido obrigado a pôr o acessório, sob risco de ser preso ou expulso do país.

"Eu acho uma pena que essa imprensa mequetrefe que a gente tem aqui no Brasil fique dando conta de cobrir apenas a máscara. Ah, a máscara, está sem máscara, está com máscara... Enfia a máscara no rabo, pôrra!", disparou o filho "03" de Bolsonaro, que não chama os filhos pelo nome mas sim pelo número correspondente à ordem de nascimento.

Em Israel, onde esteve esta semana numa polémica viagem para conhecer um spray que, segundo o pai dele, "é milagroso" e pode acabar com a Covid-19, Eduardo Bolsonaro e toda a comitiva oficial brasileira passaram por grandes constrangimentos, incluindo o ministro brasileiro dos Negócios Estrangeiros, o ultra radical de direita Ernesto Araújo. A comitiva, que se recusava a usar máscara em atos públicos, desrespeitando as leis vigentes em Israel, foi impedida de visitar vários departamentos do governo local e acabou admoestada publicamente através do sistema de som durante uma cerimónia oficial para que colocasse imediatamente a máscara ou se retirasse, e todos, incluindo o filho de Bolsonaro, tiveram de cobrir os rostos com a protecção, mas ainda levaram uma descompostura pelo mau exemplo que estavam a dar.

A ida de Eduardo Bolsonaro e comitiva a Israel, país que Jair Bolsonaro cita o tempo todo como um grande exemplo e de cujo primeiro-ministro, Benjamin Netaniahu, se diz grande amigo, foi fortemente criticada na imprensa pela inutilidade. O spray que Israel está a testar ainda está numa fase experimental, é pouco mais do que um projecto, nem é exatamente destinado ao combate à Covid-19 apesar de, num futuro distante, poder até eventualmente ser usado complementarmente, mas Jair Bolsonaro apresentou-o como a solução para o Coronavírus, numa tentativa de atenuar as críticas internas por não estar a fazer nada para adquirir as vacinas que o país precisa para reduzir a explosão de casos de Covid-19, que já infetaram 11,2 milhões de brasileiros e mataram mais de 270 mil.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Jair Bolsonaro Eduardo Bolsonaro Covid-19 Israel questões sociais acidentes e desastres política máscaras
Ver comentários