Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Filho de Kadhafi recebe asilo no Níger

O Níger concedeu asilo por razões humanitárias a um dos filhos do antigo líder líbio Muammar Kadhafi, Saadi, anunciou esta sexta-feira em Pretória o presidente nigerino, Mahamadou Issoufou.
11 de Novembro de 2011 às 16:59
Saadi Kadhafi está no Níger desde que regime líbio caiu
Saadi Kadhafi está no Níger desde que regime líbio caiu FOTO: Tiago Petinga/Lusa

Em declarações à imprensa no final de uma visita à África do Sul, Issoufou acrescentou que um outro filho de Kadhafi, Seif al-Islam, não está no país. "Aceitámos conceder asilo a Saadi Kadhafi por razões humanitárias", declarou.

Saadi Kadhafi, 38 anos, refugiou-se no Níger em Agosto quando Tripoli caiu nas mãos das forças rebeldes, pondo fim a 42 anos de regime autoritário no país. É procurado pelas novas autoridades líbias que o acusam de ter usurpado bens e de intimidação quando dirigia a Federação Líbia de Futebol, segundo a Interpol. 

Futebolista e com reputação de 'playboy', Saadi Kadhafi tentou sem sucesso uma carreira profissional em Itália, antes de dirigir uma unidade de elite do exército líbio.  

O primeiro-ministro do Níger, Brigi Rafini, declarou em Setembro que Saadi não seria extraditado, a não ser que lhe fosse garantido um julgamento justo na Líbia.  

Quanto a Seif al-Islam, procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes contra a humanidade cometidos durante a repressão da revolta iniciada em Fevereiro, Issoufou garantiu que não está no Níger.  

Um responsável tuaregue afirmou em finais de outubro que Seif Al-Islam estava perto da fronteira da Líbia com o Níger procurando refugiar-se ali. 

Issoufou, que fez uma visita de dois dias à África do Sul e foi recebido pelo presidente Jacob Zuma, pediu ajuda militar para o seu país, com o intuito de combater grupos armados e traficantes, considerando que a guerra na Líbia agravou as ameaças terroristas. "Precisamos de ajuda para reforçar a nossa capacidade de combater as ameaças à segurança", afirmou. 

kadhafi líbia níger asilo mahamadou issoufou
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)