Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Filósofo lança polémica: "Violem as mulheres, violo a minha todos os dias"

Alain Finkielkraut criticou a "cultura da violação" e 'convidou' as mulheres a deixarem de denunciar os casos.
15 de Novembro de 2019 às 10:13
Alain Finkielkraut
Alain Finkielkraut
Alain Finkielkraut
Alain Finkielkraut
Alain Finkielkraut
Alain Finkielkraut
Alain Finkielkraut, um filósofo francês está a gerar polémica após ter feito declarações que geraram grande discórdia num debate televisivo - "O Grande Confronto" -sobre a liberdade de expressão e de opinião. 

"Todas as opiniões são boas", era este o mote a ser discutido no programa apresentado por David Pujadas que foi transmitido esta terça-feira. Para o debate foram convidados o filósofo e escritor Alain Finkielkraut, a ativista feminista Caroline De Haas, os advogados Georges Kiejman e Francis Szpiner, e o apresentador do RT France Frédéric Taddei, o universitário Maboula Soumahoro e a deputada Mathilde Panot. No entanto, rapidamente o debate se tornou viral devido às opiniões do filósofo Finkielkraut. 

O francês criticou a "cultura da violação" alegando que "sempre houve violações". "Atualmente há a cultura da violação que engloba as piadas brejeiras, os engatatões, o toque e até o galanteio. Haverá em França muitos potenciais violadores...", afirmou ainda. 

A ativista feminista Caroline De Haas reagiu àquelas afirmações apontando que o francês estava a "insultar mulheres que foram violadas" e lembrou que, em média, todos os dias, "250 mulheres [são] vítimas de violação"em França.

A tensão subiu de tom e a ativista foi mais longe"Quando dizemos que uma menina de 13 anos, violada por um diretor, neste caso Roman Polanski [suspeito de violação], não foi realmente uma violação, isso envia a mensagem a todas as meninas que isso não importa".

Foi nesse momento que o francês reagiu"Violar, violar, violar! Eu digo aos homens: violem as mulheres. Além disso, eu violo a minha todas as noites". A afirmação chocou a plateia. 


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)