Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Fim do regime de Kadhafi está "muito próximo"

O Conselho Nacional de Transição na Líbia (CNT), organismo político dos rebeldes, afirmou este domingo que o fim do regime de Muammar Kadhafi está "muito próximo".
21 de Agosto de 2011 às 11:55
Os rebeldes já tomaram uma floresta a 24 Km a oeste da capital, uma zona estratégica na rota para a conquistar
Os rebeldes já tomaram uma floresta a 24 Km a oeste da capital, uma zona estratégica na rota para a conquistar FOTO: Esam Al-Fetori/Reuters

"Temos contactos com pessoas próximas do coronel Kadhafi e tudo indica que o fim está muito próximo", disse o presidente do CNT, Mustafa Abdel-Jalil, acrescentando que o seu braço armado já começou a "operação para a libertação de Tripoli".  

Abdel-Jalil falava em Benghazi, ‘capital’ dos revolucionários líbios poucas horas antes dos primeiros combates entre insurgentes e as forças fiéis a Kadhafi dentro de Tripoli.  

Os combates iniciaram-se sexta-feira à noite e, segundo o líder rebelde, foram feitos em coordenação com a NATO.  

Quatro fortes explosões foram ouvidas esta madrugada na capital líbia, numa altura em que vários bairros eram palco de violentos confrontos entre os rebeldes e as forças fiéis ao regime de Muammar Kadhafi.  

As explosões aconteceram por volta das 4h00 locais (3h00 em Lisboa), quando o centro de Tripoli era sobrevoado por aviões.  

Entretanto, os rebeldes já tomaram uma floresta a 24 quilómetros a oeste da capital, uma zona estratégica na rota para a conquistar.

líbia kadhafi ataques tripoli rebeldes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)