page view

Finlândia vai ter a primeira-ministra mais nova da atualidade. Sanna Marin tem 34 anos

Novo Governo vai ser liderado por cinco mulheres de partidos diferentes.

09 de dezembro de 2019 às 09:02

A Finlândia está prestes a ter a primeira-ministra em funções mais nova do mundo. Sanna Marin, com 34 anos, ganhou a votação dentro do partido Social-democrata e prepara-se para formar um Governo em coligação com mais quatro partidos, todos eles liderados por mulheres. 

Sanna Marin venceu Antti Lindtman por 32 votos contra 29 durante a votação interna deste domingo que ocorreu após o primeiro-ministro Antti Rinne ter-se demitido na semana passada. O Parlamento finlandês irá votar no novo Governo e primeira-ministra esta terça-feira, 10 de dezembro. 

A política finlandesa era atualmente a ministra dos Transportes e das Comunicações. A coligação de cinco partidos que já formava o anterior Governo vai continuar com o programa existente, resistindo ao choque da demissão do anterior primeiro-ministro. 

"Há muito trabalho a fazer para reconstruir a confiança", disse a futura primeira-ministra, citada pela Bloomberg, referindo-se à reconciliação entre os partidos da coligação. "Temos um compromisso com um programa comum de políticas e essa é a cola que nos unifica enquanto Governo", acrescentou.

Como mostra este tweet de Alexander Stubb, ex-primeiro-ministro finlandês, os cinco partidos de Governo são liderados por cinco mulheres, quatro delas com 34 e 32 anos, entre as mais novas líderes mundiais. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8