Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

FMI deve participar no resgate da Grécia

'Grexit' ainda é possibilidade.
13 de Dezembro de 2015 às 13:56
Um 'Grexit' mantém-se como "uma possibilidade" se "compromissos não forem respeitados"
Um 'Grexit' mantém-se como 'uma possibilidade' se 'compromissos não forem respeitados' FOTO: EPA

A Grécia não pode passar sem o apoio financeiro do Fundo Monetário Internacional (FMI), avisou este domingo o diretor executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), Klaus Regling, acrescentando que um 'Grexit' mantém-se como "uma possibilidade" se "compromissos não forem respeitados".


"Deve haver uma contribuição financeira, porque o Fundo Monetário Internacional, ao abrigo do Tratado do MEE (Mecanismo Europeu de Estabilidade) e do acordo alcançado na cimeira de julho, deverá contribuir financeiramente para o programa", disse Klaus Regling, ao diário Vima.


O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse na segunda-feira que "não é necessária" a participação do FMI no plano de resgate financeiro da Grécia ao lado da União Europeia, dadas as reduzidas necessidades de financiamento e a sua posição "não construtiva".


Mas Regling avisou que "se o FMI decide não participar (financeiramente), isso poderá representar um grande problema", e afirmou: "O meu sentimento é que o FMI vai participar" mesmo que "reduzidamente".



Grécia Fundo Monetário Internacional
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)