Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

FOGOS ASSOLAM CALIFÓRNIA

O governador da Califórnia, Gray Davis, declarou o estado de emergência em quatro condados do sul deste estado norte-americano afectados por violentos incêndios que já causaram pelo menos 14 mortos, arrasaram 55 mil hectares de floresta e destruíram mais de 550 casas.
27 de Outubro de 2003 às 12:42
FOGOS ASSOLAM CALIFÓRNIA
FOGOS ASSOLAM CALIFÓRNIA FOTO: d.r.
A decisão das autoridades abrange os condados de San Bernardino e Ventura, afectados há vários dias pelas chamas, que alastraram este fim-de-semana aos condados vizinhos de Los Angeles e San Diego. Os incêndios estão a ser combatidos por 10 mil bombeiros, que ainda não conseguiram controlá-los.
“São os piores incêndios que a Califórnia já enfrentou nos últimos dez anos”, admitiu já o governador da Califórnia, numa altura em que os responsáveis pela coordenação do combate às chamas são unânimes em afirmar que a catástrofe ainda não tem um fim à vista.
Face às dificuldades para travar o avanço das chamas, auxiliadas pelo forte vento que se faz sentir na região, as autoridades mexicanas encontram-se já em estado de alerta, por se temer que os incêndios possam continuar a avançar para Sul e cruzar a fronteira com o México.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)