Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Fogos na Austrália matam 14 pessoas

Pelo menos 14 pessoas morreram nos incêndios que devastam as florestas dos estados australianos de Victoria e Nova Gales, no momento em que o país vive uma das piores ondas de calor da sua história, com temperaturas a atingirem os 46 graus.
8 de Fevereiro de 2009 às 00:30
Incêndios florestais não dão tréguas aos bombeiros há vários dias
Incêndios florestais não dão tréguas aos bombeiros há vários dias FOTO: Andrew Brownbill/EPA

"Temos 14 mortos confirmados. O número pode subir ainda mais, infelizmente", indicou o primeiro-ministro do governo do estado de Victoria, John Brumby. Já para o subdirector da polícia de Victoria, Kieran Walshe, "o número de vítimas mortais pode chegar aos 40", uma vez que os bombeiros ainda não conseguiram chegar a várias localidades isoladas e destruídas pelas chamas.

Ventos fortes fizeram alastrar mais de 50 fogos em três estados da região sudeste da Austrália, ajudados pelas elevadas temperaturas, que atingiram valores da ordem dos 46 graus. A polícia australiana acredita que alguns dos focos de incêndio foram provocados. "Há suspeitas de fogo posto", garantiu Kieran Walshe.

O incêndio no estado da Victoria, que começou com um foco em East Kilmore, a cerca de 80 quilómetros de Melbourne, desenvolveu rapidamente tendo destruído mais de 1400 hectares de floresta.

Mais de três mil bombeiros estão a combater as chamas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)