Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Foguete norte-coreano põe Japão em alerta

O Japão implantou um sistema antimísseis no centro de Tóquio contra um eventual ataque perpetrado pela Coreia do Norte, país que se prepara para lançar um satélite de observação terrestre com a ajuda de um foguete de longo alcance entre a próxima quinta-feira e segunda-feira.
9 de Abril de 2012 às 12:29
Coreia do Norte vai lançar um satélite de observação terrestre com a ajuda de um foguete de longo alcance
Coreia do Norte vai lançar um satélite de observação terrestre com a ajuda de um foguete de longo alcance FOTO: Reuters

Duas unidades dotadas com sistemas de mísseis terra-ar ‘Patriot Advanced Capability-3 (PAC-3)‘ estão situadas nas instalações desportivas do Ministério da Defesa, que se encontram rodeadas de casas e escritórios, como parte do plano de contingência japonesa face ao lançamento do satélite de observação norte-coreano.

O perímetro em que se encontram os mísseis, local que habitualmente é utilizado pelos soldados e funcionários do ministério para actividades desportivas, está a ser guardado por membros das Forças de Autodefesa (Exército) e cercado por arame farpado, de acordo com a agência noticiosa espanhola EFE.

Um sistema similar também foi instalado nos arredores de Tóquio, nas bases militares de Asaka e Narashino, que ficam nos municípios de Saitama e Chiba, respectivamente, assim como em diversas ilhas de Okinawa (sul), zona que deverá entrar na rota do foguete norte-coreano, disse um porta-voz da Defesa.

O Japão irá activar o estado de alerta na noite de quarta-feira, tendo já anunciado que derrubará o satélite norte-coreano no caso de este modificar a trajectória prevista e ameace cair em território japonês.

Nas águas de Okinawa e do Mar do Japão também foram posicionados três navios de guerra japoneses e um norte-americano, que contam com um sistema de interceptação anti-aérea Aegis, com mísseis ‘SM3’ e radares de alta precisão.

O Japão anunciou ainda a mobilização de cerca de 800 membros das forças de segurança e a preparação de caças ‘F-15’ para oferecer cobertura na defesa marítima no caso de ser necessário.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)