Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Formada coligação no governo da Ucrânia

O novo presidente do Parlamento ucraniano anunciou esta terça-feira a formação de uma coligação de governo entre o partido do presidente Viktor Iuchenko, o da primeira-ministra Iulia Timochenko e uma pequena formação independente, que coloca fim a um impasse de três meses.
9 de Dezembro de 2008 às 17:16
Iulia Timochenko
Iulia Timochenko FOTO: Sergey Dolzhenko, EPA

Imediatamente após a sua eleição para presidente do Parlamento, Volodymyr Litvin, líder do partido com o mesmo nome, anunciou aos deputados a formação de uma coligação pelo partido presidencial Nossa Ucrânia-Auto-Defesa Unida, o partido de Iulia Timochenko e a sua própria formação política.

O partido de Viktor Iuchenko, que formava uma coligação pró-ocidental com o de Iulia Timochenko, abandonou a coligação em Setembro na sequência da adopção de uma série de leis limitadoras dos poderes presidenciais.

Há cerca de um mês, Iuchenko anunciou que desistia de eleições antecipadas por existirem possibilidades de unir as forças democráticas no Parlamento, decisão avaliada por analistas como motivada pela grave crise financeira entretanto declarada e pelo pouco apoio popular ao presidente.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)