Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Forte ofensiva no leste do Afeganistão

Forças afegãs e tropas da coligação militar comandada pelos EUA lançaram este sábado a fase principal de uma vasta ofensiva contra os talibãs no leste do Afeganistão que implica sete mil homens, segundo um comunicado militar.
16 de Setembro de 2006 às 12:57
A operação ‘Fúria da Montanha’ envolve quatro mil polícias, guardas de fronteira e soldados afegãos, assim como três mil militares da coligação, que no leste do país é composta essencialmente por soldados norte-americanos.
A operação visa “destruir a resistência dos talibãs nas províncias de Paktika, Khost, Ghazni, Paktya e Logar”, precisa o comunicado da força internacional.
Refira-se que a ‘Fúria da Montanha’ integra-se numa série de operações coordenadas destinadas a exercer uma pressão contínua sobre os extremistas talibãs em várias regiões do país, assim como garantir a segurança necessária à população.
“O objectivo desta operação não é apenas o de abater talibãs e visa também favorecer o desenvolvimento e o crescimento económico”, tarefa em que já foram aplicados 43,5 milhões de dólares (34,3 milhões de euros) em vários projectos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)