Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Foto revela amizade entre presidente da Galiza e traficante

Presidente da Galiza recusa demissão, exigida pela oposição, após divulgação de uma fotografia ao lado de um traficante de droga.
1 de Abril de 2013 às 18:23

A imprensa espanhola divulgou fotografias de Alberto Núñez Feijóo, presidente da Comunidade Autónoma da Galiza, que demonstram que manteve uma relação de amizade com o traficante de droga Macial Dorado, nos anos 90 do século passado.

O líder galego – reeleito em outubro do ano passado – reagiu, esta segunda-feira, ao escândalo e recusa apresentar demissão por entender que se trata “apenas de fotografias antigas”, garantindo que não fez “nada ilegal”, adiantou o jornal ‘El Pais’.

Feijóo, um dos políticos do PP mais bem posicionados para suceder a Mariano Rajoy na presidência do partido, acredita que a publicação das fotografias faz parte de uma "conspiração" que o tenta "amedrontar".

Sobre a sua amizade com o traficante Marcial Dorado – que cumpre uma pena de 14 anos de cadeia por tráfico de droga – Feijóo garante que nada teve a ver com as suas responsabilidades de então "como membro do Governo".

O presidente assegura que na altura em que foram tiradas as fotos "não sabia nada sobre o passado nem sobre a actividade" de Marcial Dorado, e explicou que assim que soube dos negócios ilegais, "cortou a relação que tinha com essa pessoa".

Em conferência de imprensa, Feijóo fez questão de sublinhar que "nunca assinou nem fez nenhum tipo de contrato" com Marcial Dorado.

No entanto, as explicações do presidente da Galiza não convencem a oposição, que exigiu a demissão do dirigente popular, por ter "mantido uma relação estável" com pessoas "catalogadas como narcotraficantes", afirmou o líder dos socialistas galegos.

Também os nacionalistas do BNG entendem que "uma pessoa que mantém este tipo de amizades não pode ser presidente da Galiza".

presidente Galiza fotografia traficante Alberto Núñez Feijóo amizade Marcial Dorado
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)