Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Fotógrafo diz que não podia salvar homem esmagado por metropolitano

O jornalista que fotografou um homem caído numa linha do metropolitano de Nova Iorque (EUA), instantes antes de este ser esmagado pela composição que chegou à estação, garantiu que nada podia fazer para salvar o imigrante coreano, empurrado para a morte por outro passageiro.
5 de Dezembro de 2012 às 16:27
Capa do 'New York Post' mostra instante antes da morte de um homem atirado para a linha do metropolitano
Capa do 'New York Post' mostra instante antes da morte de um homem atirado para a linha do metropolitano FOTO: D.R.

O autor da fotografia que deu origem a uma polémica primeira página do 'New York Post', Umar Abbasi, deu a sua versão dos acontecimentos, num depoimento publicado precisamente pelo tablóide nova-iorquino, no qual responde aos "críticos de sofá" que o têm acusado de não ter feito tudo o que estava ao seu alcance para evitar a morte de Ki Suk Han.

"Foi tudo muito rápido", disse Abbasi, calculando que passaram apenas 20 segundos entre o momento em que reparou num homem caído na linha e a sua violenta morte, visto que foi arrastado mais de dez metros pela composição da linha Q que chegava à estação da Rua 49, perto de Times Square, no coração da ilha de Manhattan.

Fontes policiais afirmavam que o repórter fotográfico 'freelancer' teve mais de um minuto para reagir, mas Abbasi mantém que o coreano "estava demasiado longe" e acrescenta que o homem responsável pela queda vinha na sua direcção, pelo que teve medo de também ser empurrado para a linha de metropolitano.

Ainda segundo o depoimento ao 'New York Post', Abbasi terá pensado em utilizar o flash da câmara fotográfica para alertar o maquinista.

"Nem sequer percebi que tinha apanhado as imagens com tanto detalhe. Não olhei para elas. Não o queria fazer", disse o fotógrafo, alvo de condenação generalizada, tal como o próprio 'New York Post'.

Nova Iorque Metro Metropolitano Capa Atirado à linha EUA Morte violenta Fotografia Capa Flash
Ver comentários