Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

FRADIQUE DE MENEZES PODE REGRESSAR

O presidente são-tomense, Fradique de Menezes, que desde o golpe de Estado se encontra retido em Abuja, na Nigéria, poderá regressar nas próximas horas ao seu país.
21 de Julho de 2003 às 18:52
FRADIQUE DE MENEZES PODE REGRESSAR
FRADIQUE DE MENEZES PODE REGRESSAR
Depois da negociação de domingo último, em que foi decidida a libertação dos sete ministros detidos pelos revoltosos, estão a criar-se condições de segurança para o retorno de Fradique de Menezes ao país. O seu regresso é um dos temas em análise na segunda ronda negocial entre a Junta Militar de Salvação Nacional, detentora do poder, e a delegação da comunidade internacional, realizada durante o dia de hoje.
De acordo com fontes diplomáticas, em negociação também estará a forma como serão tratados os golpistas. Outra questão é o desejo manifestado de alguns militares revoltosos em regressarem à sociedade civil enquanto que outros membros envolvidos no golpe reivindicam a sua integração na vida militar que, de acordo com as mesmas fontes, “poderá ser o mais plausível”. Esta segunda via poderá ser seguida por uma amnistia para os revoltosos, em tudo semelhante ao que se passou à oito anos.
O mediador da CPLP e ministro da Interior angolano, Oswaldo Van Dunen, declarou que o “ambiente” das negociações é favorável “para ultrapassar esta fase difícil”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)