Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

França e 'Google' em negociações para biblioteca digital

O governo francês vai negociar com a norte-americana ‘Google’ a criação da futura biblioteca digital.
12 de Janeiro de 2010 às 15:35
França e 'Google' em negociações para biblioteca digital
França e 'Google' em negociações para biblioteca digital FOTO: CM

O ministro da Cultura, Frédéric Mitterrand, numa entrevista ao diário francês ‘Le Monde’, sublinha que o Estado ocupará “o centro do processo de regulação” da digitalização dos livros.

Depois de um tribunal francês ter condenado, no mês passado, a ‘Google’ a pagar 300 mil euros por digitalizar livros sem a autorização dos respectivos autores, o Estado prepara-se agora para acordar com a empresa norte-americana os termos da futura biblioteca digital. 

Mitterrand sublinha que a questão mais sensível diz respeito ao papel que o Estado francês deve ocupar num assunto que envolve direitos de autor. Para o ministro da Cultura é preciso rever “alguns dos acordos inaceitáveis” que várias instituições já assinaram com a ‘Google’, como é o caso da biblioteca de Lyon que assinou cláusulas de exclusividade por 25 anos.

O relatório de Marc Tessier sobre a “Digitalização do Património Escrito” aponta três caminhos que França deve seguir para a defesa e manutenção do património escrito: negociar com a ‘Google’, modernizar o motor de busca da Biblioteca Nacional Francesa (BNF) e relançar uma estratégia europeia de digitalização de livros.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)