Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

França nega indemnizações

A presidência da República francesa negou ontem que o governo se vá responsabilizar pelo pagamento de indemnizações às famílias das vítimas do Airbus da Air France, contrariando uma informação do presidente brasileiro, Lula da Silva.

17 de Junho de 2009 às 00:30
Destroços do Airbus A-330 retirados do mar estão a reunidos numa base aérea do Recife
Destroços do Airbus A-330 retirados do mar estão a reunidos numa base aérea do Recife FOTO: Reuters

No desmentido, feito por assessores do Eliseu de forma discreta para não ofender o governo brasileiro, o executivo francês diz que quem tem de pagar as indemnizações é a Air France e as seguradoras.

Recorde-se que na passada segunda--feira, após um almoço em Genebra com Nicolas Sarkozy, Lula da Silva afirmou em entrevista que o homólogo francês lhe garantira que o governo de Paris iria indemnizar todas as famílias.

Entretanto, a juíza francesa Sílvia Zimmerman, que chefia o processo sobre o acidente do Airbus da Air France que caiu no oceano Atlântico no passado dia 31 com 228 pessoas a bordo, pediu ao Brasil para ouvir o depoimento de mais de cem pessoas de alguma forma ligadas à tragédia.

A juíza Zimmerman pediu às autoridades brasileiras urgência na audição de funcionários da Air France no Brasil, de pilotos que viram um clarão no céu na hora da tragédia, de militares envolvidos nas buscas e de controladores aéreos, entre muitos outros.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)