Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

FRANÇA REFORÇA SEGURANÇA NA QUADRA NATALÍCIA

O governo de França elevou ontem para o nível laranja o seu plano de segurança Vigiparate, reforçando a vigilância nos locais considerados sensíveis durante esta quadra natalícia.
2 de Dezembro de 2003 às 00:00
Natal vai ser seguro em França
Natal vai ser seguro em França
A segurança foi reforçada nos estabelecimentos comerciais com maior movimento, nas estações rodoviárias e ferroviárias, nos aeroportos e portos marítimos e ainda na rede de distribuição de água. Além disso, foram interditados os voos sobre instalações nucleares, químicas, petroquímicas ou de gás.
O plano Vigiparate tem quatro níveis de alerta - amarelo, laranja, vermelho e escarlate - e o aumento para laranja foi justificado pelo governo de Paris pelo "ambiente internacional que se vive#.
Para esta época natalícia foram mobilizados os serviços de Estado bem como meios militares indispensáveis, com soldados a apoiarem polícias na vigilância.
HOSPITAIS EM ALERTA
Criticado por ter reagido com lentidão durante a vaga de calor deste ano, de que resultaram 15 mil mortes, o governo francês exortou os hospitais para tomarem medidas de emergência a fim de fazerem face à epidemia de gripe, bronquite e de gastroenterite.
Ainda nem começou o Inverno e mais de meio milhão de pessoas em França já contraíram a gripe, bronquite e gastroenterite e os especialistas alertaram que ainda não se atingiu o pico. Na passada sexta-feira, por exemplo, o número de crianças atendidas nas urgências pediátricas foi superior em um terço relativamente ao ano passado.
Alguns hospitais accionaram o chamado Plano Branco, o que significa que poderão convocar de urgência funcionários que se encontram de férias.
Estas medidas vêm agravar a situação do Ministério da Saúde francês, que tenta encontrar formas de 'tapar o buraco' que regista no orçamento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)