Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

França considera "inaceitável" espionagem entre aliados

Escutas a três presidentes.
24 de Junho de 2015 às 08:39
A Agência de Segurança Nacional dos EUA lançou uma "grande operação" para espiar três chefes de Estado franceses
A Agência de Segurança Nacional dos EUA lançou uma 'grande operação' para espiar três chefes de Estado franceses FOTO: Reuters

O Governo francês considerou esta quarta-feira "inaceitável a espionagem entre aliados", depois de documentos revelados pelo WikiLeaks indicarem que a Agência de Segurança Nacional norte-americana realizou escutas a três presidentes franceses, incluindo François Hollande.


"A França e os Estados Unidos são frequentemente aliados no mundo em nome da democracia e da liberdade. Uma tal ação claramente não é aceitável nem compreensível", disse à i-Télé o ministro da Agricultura e porta-voz do governo, Stéphane Le Foll.


As declarações de Stéphane Le Foll tiveram lugar em Paris, antes da reunião de emergência convocada por François Hollande com os principais ministros e responsáveis da Defesa do país.


Informações divulgadas na terça-feira revelaram que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA na sigla inglesa) lançou uma "grande operação" para espiar três chefes de Estado franceses e colaboradores próximos como diplomatas ou chefes de gabinete.


Hollande "não foi visado"
A Casa Branca, que inicialmente se recusou a confirmar ou negar relatos de que a Agência de Segurança Nacional norte-americana tenha espiado três presidentes franceses, disse esta noite que os Estados Unidos não visaram as comunicações de François Hollande.


"Não temos como alvo, nem vamos ter, as comunicações do presidente Hollande", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional Ned Price, sem precisar que tipo de vigilância foi feito anteriormente.


Os EUA espiaram, pelo menos entre 2006 e 2012, os três últimos Presidentes franceses, Jacques Chirac, Nicolas Sarkozy e François Hollande, segundo documentos da Wikileaks revelados esta noite pelo diário Libération e o sítio na Internet Mediapart.

Governo WikiLeaks François Hollande Agência de Segurança Nacional
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)